segunda-feira, 17 de maio de 2010

não dá pra não ver






Ontem saiu resultado da pesquisa Vox Populi sobre as eleições presidenciais: Dilma aparece na frente de Serra, com 38% contra 35%. Por volta do meio dia de hoje, a informação tinha menos destaque do que as atrações da Virada Cultural em cinco dos principais portais de notícias do País. Serra deu entrevista coletiva ontem à noite dizendo que se for eleito vai levar a Virada para todo o país. É isso que os donos da mídia chamam de liberdade de imprensa e regime democrático?

UOL

Cobertura da Virada Cultural é destaque. Notícia sobre pesquisa aparece bem escondida, depois de noticiário sobre esportes (“Brasileiros vencem cinco de seis confrontos no Strikeforce”), entretenimento (“Convenção em Santos reúne profissionais e fãs de tatoo”, “Mulheres pagam até R$ 200 para guardar casacos de pele de R$ 100”) e celebridades (“O Ator Thierry Figueira faz 32 anos; veja quem mais assopra as velinhas”).

Estadão On Line

Cobertura sobre Virada Cultural é destaque na cabeça da página. Notícia sobre pesquisa ocupa a oitava chamada, depois de incêndio no Instituto Butantan, “o estilo exuberante do estilista Roberto Cavalli” e concurso com letra de música de Tom Zé.

Globo.com

Não há chamada para resultado da pesquisa. Virada Cultural (em SP) tem destaque no jornal (do Rio).

Terra

Não há chamada para resultado da pesquisa. Virada Cultural tem destaque.

IG

Chamada sobre pesquisa está na cabeça de página, abaixo de “F1: Webber vence e Massa chega em 4º.” Porém, é uma subchamada de “Marina se lança e mira periferia”. Só então aparece, com letras bem menores: “VoxPopuli/Band: Dilma na frente”. Virada Cultural é destaque nas fotos rotativas.

Ademir Assunção
blog: http://zonabranca.blog.uol.com.br/
site: http://zonabranca.sites.uol.com.br/

Marina De La Riva faz show

gratuito em São Bernardo

Filha de pai cubano e mãe brasileira, a cantora está em seu segundo album. Foto: Divulgação
Apresentação de música brasileira e cubana acontece no domingo, dia 16, no Rudge Ramos

São Bernardo recebe neste domingo (16/05), às 17h, show da cantora Marina De La Riva, no Parque Municipal Engenheiro Salvador Arena. A cantora interpreta músicas de diversos cantores brasileiros e cubanos, como Ernesto Lecuona e Dona Ivone Lara. No show deste domingo, Marina deve apresentar sucessos como Ta-hi (Pra Você gostar de mim), Ojos Malignos e Sonho Meu. O primeiro álbum (Marina de La Riva), lançado em 2007, foi bem recebido pelo público e também pela crítica, e lhe rendeu o prêmio APCA (Associação Paulista de Críticos de Arte) de revelação feminina na categoria Música Popular.

Filha de pai cubano e mãe brasileira, Marina cresceu ouvindo duas das mais ricas culturas musicais do mundo, e isso se reflete fortemente na sua música hoje. Mesmo com toda essa influência em casa, a cantora só decidiu que levaria a música como profissão depois de presenciar um show de Bebo Valdés no Grammy de 2004, em Los Angeles.Serviço - O show de Marina De La Riva acontecerá no Parque Municipal Engenheiro Salvador Arena, que fica na avenida Caminho do Mar, 2.980, Rudge Ramos. A entrada é gratuita.

performance.ensaio
Márcio-André
Curta metragem Cidade Reposta:

fundação iberê camargo

Prezado (a) Artur Gomes, Acompanhe as últimas notícias e a programação da Fundação Iberê Camargo:
Jorge Menna Barreto participa do Programa Artista Convidado do Ateliê de Gravura e realiza conversa com o público e visita ao ateliê no sábado, dia 22.
Participe!Quer saber como se desenvolvem as mediações do Programa Educativo da Fundação? Acompanhe uma turma do Ensino Fundamental em vista à exposição Paisagens de Dentro.
Dédale, obra de Pierre Coulibeuf inspirada no universo artístico de Iberê Camargo, está em cartaz no Museu Colecção Berardo, em Lisboa.

Da pintura ao design: conheça a origem da identidade visual da Fundação.

Exposições em cartazA mostra O Alfabeto Enfurecido: León Ferrari e Mira Schendel, com recorte curatorial feito por Luis Pérez-Oramas, do MoMA de Nova York, reúne obras dos artistas sob a perspectiva da presença da linguagem.

Paisagens de Dentro, exposição do Acervo, volta-se para obras de Iberê ainda pouco estudadas, indo desde o início de sua carreira até as últimas obras. A curadoria é de de Icleia Borsa Cattani.

Participe da continuidade do projeto de catalogação da obra de Iberê. Envie seus dados para catalogação@iberecamargo.org.br.

A Fundação Iberê Camargo está no Twitter, no Facebook e no Flickr. Acesse e acompanhe!
OFICINA DE CRIAÇÃO DE STORYBOARD
TÉCNICA DE CONTAR HISTÓRIAS ATRAVÉS DE DESENHOS
Professora: Myriam Pessoa Nogueira (*)
PÚBLICO ALVO: quem quiser aprender a desenhar uma história.
MATERIAL:
Os alunos deverão trazer, no primeiro dia: bloco de papel A4, lápis 6B e borracha.

CARGA HORÁRIA: 6 encontros de 3 horas-aula, das 19 às 21:30 horas, sempre às segundas-feiras, de 24 de maio a 28 de junho, no Letras e Ponto.


PROGRAMA:

1ª. Aula:
O que é um desenho de produção.
Estilos - ilustração com diversos storyboards de filmes famosos. Exibição de trechos de O Império do Sol; O Pássaros, La Bamba, A Primeira Noite de um Homem.
Elementos de criação.
Formato e apresentação.
Ilustração simplificada.
Seqüência: em Aladin ou A Megera Domada.
Desenho de uma cena congelada.

2ª. Aula:
Ilustrando técnicas de câmera: explicação sobre enquadramentos e ângulos.
Exibição de trechos de Cidadão Kane, O Código da Vinci e Interlúdio.
Desenho sobre fotos, usando máscaras (em 2 grupos).

3ª. Aula:
Profundidade e contraste. Exibição de trechos de Um Barco e Nove Destinos (Hitchcock) ou Estórias Verdadeiras (David Byrne), Othelo (Orson Welles) e Cabaret.
Composição; iluminação.
Pesquisa para o trabalho final: imitar grandes mestres da pintura

4ª. Aula:
Colagem em 2 grupos.
Movimentos de câmera e transições.
Montagem.
Exibição de trechos de A Marca da Maldade.

5ª. Aula:
Desenho a lápis já com ângulos, setas e enquadramentos, de seu storyboard.

6ª. Aula:
Colorir, seguindo a colagem, de acordo com a técnica escolhida no primeiro dia.
Os trabalhos serão expostos e comentados, ou flipados.
Registro fotográfico.

(*)
A professora Myriam Pessoa Nogueira cursou, dentre outras, a disciplina Storytelling Sketch com o Engenheiro de Produção e ex-diretor da Academy of Motion Pictures and Sciences de Hollywood, e do sindicato dos artistas de storyboard, Gene Allen, na Universidade da Califórnia em Los Angeles.
Maiores informações: (31) 32012903 e 84679957.
E-mails: myriampessoa@yahoo.com ou myriampessoa@ig.com.br
Neuza Pinheiro e Lia Cordoni


Cataguases terá sua Literatura
celebrada na Bienal de BH
De 14 a 23 de maio acontecerá na capital mineira a 2ª edição da Bienal do Livro de Minas. Promovido pela Câmara Mineira do Livro,nesse ano de 2010, o evento homenageará o centenário denascimento de Rosário Fusco, um dos mais ativos participantes do Movimento Verde, ocorrido na cidade na década de 20.

Além da mais que merecida reverência a Fusco, a bienal tambémprestigiará todos que passarem por lá no dia 16, quando estarãopresentes outros grandes nomes da literatura contemporânea. Oscataguasenses Luiz Ruffato, Joaquim Branco e Ronaldo Werneck participarão de uma mesa às 14 horas no domingo. Sob o título de Humberto Mauro e Rosário Fusco aos Verdes: a Herança do Modernismo Mineiro os 3 autores falarão das influências dessesdois nomes em seus trabalhos.
Para saber mais sobre a bienal é só acessar:

Nenhum comentário:

CAMPOS DOS GOYTACAZES

Quem sou eu

Minha foto
meu coração marçal tupã sangra tupi e rock and roll meu sangue tupiniquim em corpo tupinambá samba jongo maculelê maracatu boi bumbá a veia de curumim é coca cola e guaraná