quinta-feira, 24 de junho de 2010

cultura interessa a todos?




marcas do homem no palaneta: - fotos: artur gomes





Não existe quem esteja fora da cultura, pois é através da cultura que as pessoas encontram a sua identidade e exercitam o estado de pertencimento a um povo ou a um grupo social.
A cultura é, portanto, um instrumento fundamental na construção da cidadania e das relações sociais.

Ela integra, dignifica, identifica, valoriza, resgata, exprime, experimenta, inventa e reinventa formas de manifestação e conjugação. Formas de comunicação. De ação e reação. Formas de expressão. Artísticas ou não.

A Cultura estimula e serve de apoio para o processo de aprendizagem, impulsiona a economia, estabelece relações políticas, gera emponderamento para os indivíduos e para as comunidades, atua de forma transversal na construção da sociedade e no desenvolvimento do espírito e da matéria.

Refletir sobre a cultura é uma forma de refletir sobre o ser humano. É refletir sobre o que é ser humano. O que é feito pelo bicho homem. Pelo Indivíduo. Por um grupo de Indivíduos. O que é feito por vários grupos. É refletir sobre seu comportamento. Refletir sobre a cultura é pensar sobre a sociedade. Sobre quem a compõe. Pensar de que forma ela é constituída. Gerir o processo cultural de forma satisfatória e plena é uma forma de conhecer melhor o homem. De nos tornarmos mais humanos. De nos conhecermos e reconhecermos melhor.

Por isso a gestão da cultura necessita de uma reflexão, de uma preparação, de uma ação capaz de reencontrar em nós o que é de todos nós, para que em todos exista cada um de nós, sem desrespeitar a individualidade, o individuo, o individual, o único que somos nós. Nossas igualdades e diferenças.

A Gestão da Cultura é o instrumento transformador, a base e o apoio da ação cultural, do projeto e até da arte. Entender o processo de Gestão da Cultura é compreender as possibilidades de mudanças e de construção de uma sociedade melhor através da Arte e da Cultura.

Aqueles que atuam no segmento da produção cultural são pessoas que devem e que podem orbitar em todos os campos. Fazer cultura é muito mais do que produzir arte, entretenimento ou lazer. Se preocupar com a cultura é muto mais do que se preocupar com questões relativas a uma elite ou a um nicho específico. Todos estão interligados pela cultura.

Nòs que somos produtores e gestores culturais falamos do homem, da educação, da saúde, do esporte, do lazer, do meio-ambiente, da economia, do turismo, da comunicação, falamos do modo de ser, de pensar, de andar, de comer, de vestr, falamos do modo de falar.

Nós que somos produtores e gestores culturais falamos da vida e atuamos em defesa dela, mesmo quando para alguns, nós apenas estejamos falando deste pequeno universo chamado CULTURA.

marcelo miguel
in pensando cultura

Nenhum comentário:

CAMPOS DOS GOYTACAZES

Quem sou eu

Minha foto
meu coração marçal tupã sangra tupi e rock and roll meu sangue tupiniquim em corpo tupinambá samba jongo maculelê maracatu boi bumbá a veia de curumim é coca cola e guaraná