terça-feira, 27 de setembro de 2011

congresso brasileiro de poesia - 3 a 8 de outubro - bento gonçalves


Desde 1996 quando pela primeira vez, convidado por Ademir Antônio Bacca fui ao Congresso Brasileiro de Poesia, que Bento Gonçalves faz parte anualmente da minha agenda na primeira semana de outubro. A experiência vivida na cidade, falando poesia nas ruas, nas praças, nas Escolas no Hospital e no Centro de Recuperação Psiquiátrica, além do convívio com os mais de 100 poetas brasileiros que lá comparecem a cada edição do evento é indescritível.

Lá estaremos mais uma  vez ao lado de Jiddu Saldanha, Tanussi Cardoso, Ronaldo Werneck, Rodrigo Mebs, Claudia Gonçalves, Laura Esteves, Jorge Ventura, Telma da Costa, Eduardo Tornagui, Dalmo Saraiva, Glauter Barros,  Renato Gusmão, May Pasquetti, e tantos outros poetas brasileiros, chilenos e uruguaios.

Lá conheci minha parceira de palco May Pasquetti e com ela venho desenvolvendo desde 2006 as performances com as quais me apresento no Congresso. Este ano vamos focar poeticamente a loucura e suas múltiplas facetas no recital O Delírio é A Lira do Poeta se O Poeta Não Delira Sua Lira não Profeta, com poemas da minha lavra, além de Torquato Neto, Adélia Prado, Sérgio Sampaio, Eliakin Rufino e Affonso Romano de Sant´anna, o homenageado deste ano.


jura secreta uma outra

deitada e nua nessa areia quente
o sangue corre pela veia rente
e teu  cio é flora como flor de lótus
sendo flor teu sexo em minha língua agora
nesse mar de búzios quando em qualquer hora
como fosse fogo sendo tudo festa
que o amor concebe por desejo e sanha
fosse mar de espanha eu te vestisse em algas
e as estrelas todas cintilando   as águas
com  meus dedos/lápis escrevendo as juras
que o secreto ato de te ter na praia
fosse só procura de uma  musa laia
que pensei clarice fosse apenas ana
ou muito mais que eu disse


Artur Gomes

2 comentários:

Amandy González - Loba Poeta disse...

oi bonito... fiquei feliz de saber da iniciativa do congresso de poesia...
gostaria muito de participar e de saber as condições para que isso aconteça...

aqui em sampa o Coletivo Yopará de Integração está planejando fazer um congresso no ano que vem...Congresso de Inutilidades, Poetas e Afins...que pretende reunir poetas, artistas de modo geral, filósofos e todos aqueles que não são uteis ao sistema, ao contrario que geram conceitos novos nele... é a ideia de criar uma direção no fazer artistico os na junção de nossas inutilidades

vamos nos mantendo em contato pra ver se rola de eu poder prestigia-los neste evento e vcs possam organizar conosco o proximo...

beijos libertários...


Amandy Loba Poeta González

Poltrona 51 disse...

Isso ai, estaremos presente (Pixel Fotografia) para registrar mais um dos muitos que ainda virão, congresso de poesia de Bento Gonçalves.

Seja muito bem vindo.
Att. Zih.za

CAMPOS DOS GOYTACAZES

Quem sou eu

Minha foto
meu coração marçal tupã sangra tupi e rock and roll meu sangue tupiniquim em corpo tupinambá samba jongo maculelê maracatu boi bumbá a veia de curumim é coca cola e guaraná