fulinaíma

quarta-feira, 16 de novembro de 2011

XIV ENCONTRO NACIONAL DE USUÁRIOS DOSVOX

 Realizado em Goiânia, nos dias 11, 12 e 13, o XIV Encontro Nacional de Usuários Dosvox contou com a participação de 16 estudantes do campus Campos Centro do IFF. O evento contou a presença de Antonio Borges, professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e criador do programa Dosvoz, um sistema que permite o uso de computadores por pessoas portadoras de deficiências visuais.

Carolinne Bichara, 17 anos, uma das estudantes com participação no evento, destaca a presença de Borges. “Foi muito bom estar junto de uma pessoa que teve esse tipo de preocupação. Fizemos uma foto que guardarei com carinho”, afirma, ressaltando a encanto pela participação nos mini-cursos, sobretudo aqueles voltados para os jogos eletrônicos e virtuais.
O Dosvox é um sistema para microcomputadores da linha PC que se comunica com o usuário através de síntese de voz, em Português. O que o diferencia de outros sistemas é a comunicação homem-máquina muito mais simples. Ao invés de simplesmente ler o que está escrito na tela, o Dosvox estabelece um diálogo, através de programas específicos e interfaces adaptativas.

(foto: Leandro Vicente) fonte: http://www.camposcentro.blog.br

Nenhum comentário:

CAMPOS DOS GOYTACAZES

Quem sou eu

Minha foto
meu coração marçal tupã sangra tupi e rock and roll meu sangue tupiniquim em corpo tupinambá samba jongo maculelê maracatu boi bumbá a veia de curumim é coca cola e guaraná