fulinaíma

quarta-feira, 17 de abril de 2013

oficina de produção de vídeo


Oficina de Produção de Vídeo


Poética Fulinaímica


da pedra da Gávea

ela pulou pra a PUC
onde Sarte andou dizendo
:
Bovoir é o que queremos

Stella ainda passeia

direto na veia
no vício de amor não saciado
naquele encontro marcado
em tudo que não fizemos


Projeto Multi Mídia
Cinema de Baixo Custo


Oficina Cine Vídeo
Objetivo:
possibilitar aos alunos o desenvolvimento de práticas criação na criação de:

Roteiro.
Filmagem
Edição
e posteriormente postagem de vídeos nos espaços disponíveis na internet para tal como: youtube, videolog, blogs sites, etc.


Público Alvo: 20 alunos com idade de 14 anos em diante
Período: Janeiro de 2013

Obs.: o último tópico do Plano de Ação pode estar voltado a focar o Patrimônio Histórico Cultural da Região onde a Oficina é Executada, bem como questões que afetem as suas condições ambientais e sócio culturais.

"a memória é uma ilha de edição" (wally salomão)

1. Descrição

Tendo com ponto de partida a poesia(Mãe das Arte Manhas), como disse o poeta tropicalista Torquato Neto, e com o olhar atento para a globalidade do universo terrestre que habitamos, (e o se u estado agonizante), onde a tecnologia cada vez mais nos oferece possibilidades infinitas para brincarmos com a palavra poética e transformá-la em som e imagem, em corpo gráfico ou plástico, tendo assim uma obra de arte inserida no mundo moderno que vivemos.

Toda Arte para quem produz, é um exercício de Experimentação, experimentar o experimental: como bem disse o poeta baiano WalySalomão.

Hoje filmes produzidos com câmeras fotográficas digitais invadem o universo on-line do Planeta se transformando em uma potente ferramenta, sendo ao mesmo tempo um objeto de Arte mas também um importante veículo de informação, denúncia, crítica e alerta constante para a situação de flagelo em que se encontra o planeta Terra.

Sendo a Internet um veículo de alcance incalculável a veiculação de vídeos/arte por esta via vem se tornando uma excelente vitrine para quem ainda não conseguiu o seu espaço no Mercado de Trabalho convencional, ou até mesmo para aqueles que querem experimentar a possibilidade de produzir com o seu trabalho uma linguagem que só estas ferramentas possibilitam.

O objetivo de uma Oficina Cine Vídeo (Cinema de Baixo Custo) é, além de produzir, fomentar a produção de vídeos tendo como foco o exercício cênico em si, poder também oferecer a seus integrantes as informações básicas de como lidar com uma câmera digital e extrair dela todas as possibilidades áudio/visuais que ela nos ofereça, contribuindo de forma definitiva para a inclusão desses alunos nesse novo Mercado de Trabalho que se abre sem limites ou fronteiras.

Hoje vivemos o Tempo da reciclagem, e a Arte no Brasil e no Mundo vem se reciclando desde os anos 60 do século passado. Aqui o Tropicalismo na música, nas Artes Plásticas ou no Cinema é um bom exemplo da collagem que podemos fazer com a palavra/escrita/sonora/imagética. Oswald de Andrade com a sua poesia fragmentada, os seus Retalhos, já fazia cinema com poesia.

A música tropicalista de Caetano e Gil e a poesia também Tropicalista de Torquato Neto, já profetizavam esse tempo multi midiático do agora.

O objetivo da Oficina Cine Vídeo. Arte é possibilitar a qualquer possível aluno, o aproveitamento dessa ferramenta disponível, chamada câmera fotográfica digital, ou o próprio  celular, bem como orientá-lo na utilização positiva desse potente veículo de comunicação universal que é a globosfera possibilitando a sua inclusão no mundo moderno, oferecendo-lhe condições para a sua inclusão nos movimentos sócio-culturais e ampliando os seus conhecimentos e a sua própria educação, cidadania e civilidade.

2. Plano de ação

Público Alvo: Estudantes, Jovens e Adultos
interessados em Arte de uma forma geral

Primeiros Passos:

Oferecer noções gerais aos integrantes da Oficina sobre  Poesia. Teatro. Artes Plásticas. Artes Visuais. Mostrar ao aluno como podemos manejar uma câmera fotográfica digital,  para extrairmos dela imagem e som, para o seu exercício experimental de vídeo maker.

Aguçar no aluno as suas curiosidades no sentido de pesquisar ou criar ambientes para locações. Orientar o aluno para a execução do que foi proposto no roteiro, edição corte finalização postagem do vídeo nos espaços disponíveis na Internet.

Produzir documentários sobre a cidade e a Região afim, focando além do Patrimônio Histórico Cultural, as condições Sócio Ambientais e as manifestações relacionadas a Arte e a Cultura contribuindo dessa forma para a preservação da Memória da Região onde a Oficina for executada.

Como Desenvolver?

Apresentar aos alunos uma ampla abordagem do que pode ser produzido durante o seu estágio na Oficina, com enfoque sobre o que podemos chamar de linguagem vídeo.gráfica e como podemos chegar a ela.
A duração da Oficina pode ser de 40 horas  com 4 horas diárias,  com uma turma de 20 alunos no máximo.


Artur Gomes
Fulinaíma Produções
Rua José Perlingeiro Jr, 22
Jockey Clube – Campos dos Goytacazes
CNPJ 14.128.328/0001-00
(22)9815-1266
(21)6964-4999


Nenhum comentário:

CAMPOS DOS GOYTACAZES

Quem sou eu

Minha foto
meu coração marçal tupã sangra tupi e rock and roll meu sangue tupiniquim em corpo tupinambá samba jongo maculelê maracatu boi bumbá a veia de curumim é coca cola e guaraná